iA


Perguntas Frequentes

por Eduardo. Tempo médio de leitura: quase 2 minutos.

Se você tem uma pergunta que gostaria de ver respondida aqui, escreva pra mim usando o formulário no final da página – se for uma pergunta frequente, eu coloco aqui no site.

 

O que é Acupuntura?
Acupuntura é uma modalidade de intervenção na saúde da Medicina Tradicional Chinesa. Com o passar dos séculos, difundiu-se primeiro pela Ásia (Japão, Vietnam, Coréia) e mais recentemente pelo mundo.
Acupuntura funciona mesmo?
É claro que sim. Vários Conselhos Profissionais da área de saúde, por exemplo os consehos de Fisioterapia, Psicologia, Enfermagem, Nutrição, e Medicina, reconhecem a Acupuntura como uma especialização válida para os profissionais subordinados a eles. A Organização Mundial de saúde, um órgão da ONU, publicou um texto chamado ‘Doenças, sintomas e condições tratáveis com a acupuntura’, veja um resumo aqui no site mesmo.
Acupuntura serve para quê?
Há uma grande quantidade de condições tratáveis pela Acupuntura, e isso é reconhecido pela Organização Mundial de Saúde (veja a pergunta acima). Mas será que Acupuntura serve para o seu caso específico? Veja também ‘Acupuntura serve para o meu caso?‘, aqui no nosso site.
É preciso usar agulhas, ou existe Acupuntura sem agulhas?
Existe, sim, Acupuntura sem agulhas. Usando ímãs e moxabustão, e as mesmas teorias e pontos, é possível atingir um resultado muito bom. Moxabustão é um estímulo por calor no ponto de Acupuntura. Sem usar agulhas, o tratamento pode precisar de algumas sessões a mais.
Acupuntura dói?
Resposta curta: não, Acupuntura não dói. Respotas longa: depende da técnica. A Acupuntura que eu aplico usa técnicas japonesas, que são projetadas para não causar nenhuma dor. Além disso, as agulhas japoneses tem apenas 0,16mm de espessura, bem mais finas que as chinesas. As técnicas chinesas podem causar um pouco mais de sensibilidade – algo como uma picada de mosquito.
As agulhas são esterilizadas?
As agulhas são descartáveis e esterilizadas de fábrica. Elas vêm numa embalagem lacrada, e são usadas somente uma vez. Depois de usadas, elas são descartadas num container apropriado.

  

Comentários