iA


Acupuntura e Ambliopia (olho vago ou olho preguiçoso)

por Eduardo. Tempo médio de leitura: perto de um minuto.

Uma nova pesquisa chinesa pode ter demonstrado a eficácia da Acupuntura no tratamento da ambliopia, também conhecida como olho vago ou olho preguiçoso. A ambliopia é essencialmente uma condição de má comunicação entre o cérebro e os olhos, que acaba por resultar no favorecimento de um dos olhos pelo cérebro, segundo informa o NIH.
A pesquisa concentrou-se em crianças com ambliopia anisometrópica, que haviam tido acesso à lentes corretivas ideais. A correção da condição através do uso de lentes tem mais sucesso com crianças de 3 a 7 anos de idade, mas tem sucesso em apenas um terço das crianças de 7 a 12 anos, quando a abordagem mais comum é usar um tapa-olhos sobre o “olho bom”, além das lentes. Assim, a taxa de sucesso sobe para dois terços.
Num estudo que levou dois anos e envolveu 88 crianças, e foi publicado pelo Archives of Ophtalmology, os pesquisadores relatam que a acuidade visual melhorou de forma equivalente, e estatisticamente superior, no grupo usando Acupuntura que no grupo usando a terapia com tapa-olhos: em 4 meses, o grupo tratado com Acupuntura teve sucesso em 42% dos casos, e o grupo de controle em 17% dos casos.

Comentários