iA


Últimas

Acupuntura para dor cervical crônica
Um estudo conduzido na Carolina do Norte (EUA), na Universidade de Duke, com o objetivo de estimar a ocorrência de dor cervical crônica, acabou por concluir que naquela região há excesso de utilicação de drogas, e subutilização de outros tratamentos eficazes. No estudo, que avaliou 135 adultos não hospitalizados, verificou-se que mais da metade dos […] Ler mais – ‘Acupuntura para dor cervical crônica’.
Acupuntura trata edema crônico após operação de câncer de mama
Um novo estudo multidisciplinar conduzido pelo Memorial Sloan-Kettering Cancer Center (Nova Iorque- EUA), contanto com pesquisadores ligados ao Serviço de Medicina Integrativa, Departamento de Cirurgia, Serviço de Medicina de Câncer de Mama, e Departamento de Biomedicina e Estatística daquele centro, mostrou que a Acupuntura reduziu significativamente o linfoedema pós-operatório crônico em pacientes que sofreram cirurgia […] Ler mais – ‘Acupuntura trata edema crônico após operação de câncer de mama’.
Acupuntura melhor que Flunarizina contra Enxaqueca
Uma pesquisa realizada pelo Hospital de Medicina Tradicional Chinesa de Pequim, associado à Universidade Médica da Capital em Pequim, descobriu que a Acupuntura é tão boa quanto Flunarizina para reduzir a dor e melhorar a qualidade de pacientes com enxaqueca, e é melhor que o medicamento em reduzir o número de ocorrências de crises de […] Ler mais – ‘Acupuntura melhor que Flunarizina contra Enxaqueca’.
Efeito antidepressivo da eletroacupuntura
Um novo estudo, publicado recentemente no Journal of Affective Disorders, mostrou que a Eletroacupuntura teve efeito antidepressivo e impediu a progressão da atrofia de células cerebrais em cobaias de laboratório. Existem evidências crescentes indicando que a atrofia de um tipo de células no cérebro, chamadas de “células gliais”, contribui para a patofisiologia e possivelmente para […] Ler mais – ‘Efeito antidepressivo da eletroacupuntura’.
Acupuntura no tratamento da depressão
Um novo estudo investigando a eficácia de Acupuntura em aumentar o efeito de fármacos antidepressivos, tanto em pacientes com resposta parcial aos medicamentos quanto em pacientes nos quais os medicamentos são ineficazes, acaba de ser publicado. Ler mais – ‘Acupuntura no tratamento da depressão’.
Acupuntura considerada eficaz para dor no ombro
Um estudo recente publicado pela Universidade de Ruhr (Pesquisa em Cirurgia Ortopédica), na Alemanha, concluiu que a Acupuntura é uma alternativa eficaz para procedimentos ortopédicos convencionais no tratamento da dor no ombro. O estudo acompanhou 424 pacientes, divididos em três grupos, que receberam Acupuntura, acupuntura falsa, ou prodedimentos convencionais de Ortopedia. O estudo durou 6 […] Ler mais – ‘Acupuntura considerada eficaz para dor no ombro’.
Acupuntura trata ejaculação precoce, diz estudo
O periódico da European Association of Urology acaba de publicar na sua edição de Maio de 2011, páginas e27 a e32, o relato de um estudo aleatorizado e controlado, sobre o uso de Acupuntura como uma alternativa para o tratamento de ejaculação precoce. O estudo compara a aplicação de Acupuntura e o uso de paroxetine […] Ler mais – ‘Acupuntura trata ejaculação precoce, diz estudo’.
Reabilitação pós-derrame com Acupuntura
Uma nova pesquisa acaba de demonstrar que a Acupuntura é eficaz para o tratamento das funções da mão e de deambulação após um derrame. Pesquisadores do China Rehabilitation Research Center (College of Capital Medical University, Beijing) observaram 60 casos de disfunção dos movimentos de mão em casos de derrame. Os pacientes foram divididos aleatoriamente em […] Ler mais – ‘Reabilitação pós-derrame com Acupuntura’.
Acupuntura e Ambliopia (olho vago ou olho preguiçoso)
Uma nova pesquisa chinesa pode ter demonstrado a eficácia da Acupuntura no tratamento da ambliopia, também conhecida como olho vago ou olho preguiçoso. A ambliopia é essencialmente uma condição de má comunicação entre o cérebro e os olhos, que acaba por resultar no favorecimento de um dos olhos pelo cérebro, segundo informa o NIH. A […] Ler mais – ‘Acupuntura e Ambliopia (olho vago ou olho preguiçoso)’.
Rinite Alérgica
Uma universidade na Austrália, a Griffith University School of Medicine, está conduzindo um estudo sobre como a Acupuntura pode moderar a resposta imunologica do organismo, a fim de tratar alergias crônicas e irritantes. Um tipo de rinite alérgica, a Febre do Feno, comum naquele país, está sendo usada como objeto principal do estudo liderado por […] Ler mais – ‘Rinite Alérgica’.
Olhos Secos e Acupuntura
Acupuntura para olhos secos: um estudo controlado, que está sendo conduzido simultaneamente por três universidades da Coréia do Sul, visa verificar a efícácia e viabilidade do tratamento para olhas secos pela Acupuntura. Estudo anteriores mostraram resultados favoráveis, tanto qualitativos como quantitativos, neste tipo de tratamento, mas o rigor no controle, randomização e estatística deixou a […] Ler mais – ‘Olhos Secos e Acupuntura’.
Acupuntura na Artrite do Joelho
Osteoartrite é a forma mais comum de artrite e é uma causa comum de morbidez, limitação de atividades e utilização do sistema de saúde pública, especialmente em pacientes idosos. Dor e limitação da função são as manifestações mais comuns na osteoatrite do joelho. Uma pesquisa publicada no Annals of Internal Medicine concluiu que a aplicação […] Ler mais – ‘Acupuntura na Artrite do Joelho’.
PET demonstra efeito de Acupuntura após derrame
Um estudo conduzido nas universidades de Zhejiang, de Hubei e de Hongkong obteve sucesso em demonstar aumento mensurável da atividade cerebral na área danificada após um derrame no cérebro. O derrame foi induzido no cérebro de ratos-cobaia, e foi aplicada acupuntura em 40 ratos. Outros 54 ratos receberam aplicação de agulhas em pontos sem efeito, […] Ler mais – ‘PET demonstra efeito de Acupuntura após derrame’.