iA


Artigos

Pulsologia Chinesa: o estudo moderno e a prática clássica
Resenha da palestra proferida no IV Simpósio Brasileiro de Aperfeiçoamento em Acupuntura e Terapias Orientais do Centro Internacional de Estudos em Fitoterapia, Acupuntura e Terapias Orientais (CIEFATO) Ler mais – ‘Pulsologia Chinesa: o estudo moderno e a prática clássica’.
Acupuntura e Psicologia
A Acupuntura oferece uma visão sobre a mente e as emoções completamente diversa da visão ocidental, e por isto mesmo uma gama possível de abordagens a desordens mentais e emocionais totalmente original em relação às abordagens convencionais, ou seja, terapia medicamentosa halopática e psicoterapia. As funções mentais e emocionais são, na visão da Acupuntura, de […] Ler mais – ‘Acupuntura e Psicologia’.
Shiatsu e a formação de recursos humanos
Clinico com shiatsu faz quinze anos e, ao longo desse período, estive constantemente em contato com a formação em shiatsuterapia (ou, simplesmente, shiatsu) disponível no mercado carioca. Considero-a insatisfatória, no geral: observo que os recém-formados padecem de diversos males que vão desde dores e problemas de saúde diversos, originários da aplicação de uma técnica falha, […] Ler mais – ‘Shiatsu e a formação de recursos humanos’.
Introdução à Fitoterapia Chinesa (parte II – Princípios Gerais)
Este artigo dá prosseguimento à primeira parte, onde foi exposto um breve histórico do desenvolvimento das idéias por trás do modo de operação da Fitoterapia Chinesa. Aqui descreveremos os princípios gerais de classificação e uso das drogas fitoterápicas. Estes princípios gerais referem-se à conceitos próprios da Medicina Tradicional Chinesa, como “padrão de desequilíbrio energético”, “[qi]”, […] Ler mais – ‘Introdução à Fitoterapia Chinesa (parte II – Princípios Gerais)’.
Introdução à Fitoterapia Chinesa (parte I – Breve Histórico)
O campo da Fitoterapia Chinesa – o uso de drogas não quimicamente processadas com finalidade terapêutica, segundo os princípios da Medicina Tradicional Chinesa – é frequentemente mal compreendido no Brasil devido à escassez de material bibliográfico que trate o assunto com a profundidade necessária. Não é raro depararmo-nos com erros básicos devido à uma interpretação […] Ler mais – ‘Introdução à Fitoterapia Chinesa (parte I – Breve Histórico)’.